Atividades

Exposições dialogadas na UnaTI (Extensão)


As aulas são ministradas nas sextas-feiras, a partir das 14h, seguindo uma pré-programação elaborada pelos integrantes da LAGERPE envolvendo sempre assuntos diversos relacionados à Geriatria/Gerontologia. São aulas expositivas, sendo abordadas de forma dinâmica, com recursos audiovisuais e com utilização de uma apostila, produzida pela Liga, que expõe todos os assuntos que serão vistos nas aulas.


Calendário do Curso Construindo a Saúde 2011.2



AULAS DA UNATI - 2011.2
Data
Educadores
Apresentação do curso/
Alterações do Envelhecimento
09/03
Todos
Osteoporose e Osteoartrose
16/03
Edmar Rodrigues
Prevenção de quedas
23/03
Mayara Campêlo
Hipertensão Arterial
30/03
Mayara Campêlo
Envelhecimento e Sexualidade
13/04
Carol Borges
Doença de Alzheimer
20/04
Thiago Gonçalves
Doença de Parkinson
27/04
Edmar Rodrigues
Acidente Vascular Encefálico (AVE)
04/05
Anderson Fraga
Fisioterapia na Incontinência Urinária
11/05
Taysa Almeida
Exercício Físico na Terceira Idade
18/05
Taysa Almeida
Automedicação/Polifarmácia e suas consequências para o idoso
25/05
Lidiane Silva
Nutrição no Processo de Envelhecimento 
01/06
Thiago Gonçalves
Saúde Bucal
15/06
Anderson Fraga
Saúde Mental e Cognição na Terceira Idade
22/06
Carol Borges
Envelhecimento Ativo: uma política de saúde/Encerramento
29/06
Lidiane Silva









Apostila Construindo a Saúde 






APOSTILA CONSTRUINDO A SAÚDE 2011.2
Clique sobre a apostila para lê-la!





Sala de Aula da UnATI (Turma 2012.1)




Professores e Alunos







Ensino


Tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de seus integrantes no que diz respeito à saúde do idoso, com a publicação e envio de artigos científicos, textos e vídeos que abrangem a área de Geriatria e Gerontologia, através do blog da liga disponível na internet, podendo assim estender o conhecimento geriátrico e gerontológico a todos interessados nesta temática, como profissionais, estudantes de várias áreas e idosos.

Pesquisa


A LAGERPE visa contribuir em vários âmbitos do conhecimento voltado à terceira idade. A pesquisa é um meio de ampliar o processo de aprendizagem através de atividades orientadas e planejadas, a fim de adquirir mais informações sobre temas relevantes e atuais. Os integrantes da Liga estão dispostos a participar de pesquisa em níveis empíricos, acadêmicos, de campo ou descritivos. Além disso, procuram, de maneira efetiva, buscar vínculos para fortalecimento de todas as atividades realizadas.


Simpósio anual LAGERPE



Atividade realizada a fim de promover um dia de discussão sobre os assuntos relacionados à geriatria e gerontologia. O simpósio é considerado a marca registrada da liga. Contamos sempre com a presença dos melhores profissionais da área que realizam as palestras de acordo com o tema estabelecido para o simpósio. O evento é previsto para ocorrer no segundo semestre de cada ano, no Centro de Ciências da Saúde (CSS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 



Dia do Idoso


No dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso. Essa data foi criada a fim de qualificar a vida dos mais velhos através da saúde e da integração social. A Lagerpe tem o prazer de comemorar essa data para mostrar o quanto o idoso é importante para a sociedade e que merece ser respeitado e valorizado todos os dias.


Criação do Blog
A criação do blog da LAGERPE objetiva a expansão de um espaço para a divulgação de atividades voltadas à Geriatria e Gerontologia, bem como o incentivo a constantes e atualizadas leituras em um espaço aberto. Além disso, há uma seção destinada aos idosos (Espaço do Idoso), voltada a poesias que contemplem à terceira idade. Ainda é possível visualizar e conhecer um pouco do histórico, estatuto e integrantes que configuram a Liga de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco.