quarta-feira, 19 de agosto de 2015

RESPOSTAS ÀS CONTESTAÇÕES:

Questão 4) 
Resposta considerada incorreta por vocês é a alternativa B, mas por que a alternativa D “O envelhecimento populacional leva ao aumento da incidência das afecções cardiovasculares” não foi considerada incorreta também? A frase diz claramente que o envelhecimento LEVA ( sinônimos: induzir, causar, ocasionar..) ao aumento de incidência das doenças cardiovasculares, o que leva a presumir que o envelhecimento causa doenças. Mas, sabido por todos que, o envelhecimento causa diminuição da reserva funcional do organismo, não sendo um fomentador de doenças. O que ocorre é uma prevalência aumentada de doenças cardiovasculares causadas pelo estilo de vida das populações ao longo dos anos, se sobressaindo nessa população. Caso a alternativa estivesse sido escrita da seguinte maneira “Na faixa etária da população idosa há/cursa uma maior incidência das afecções cardiovasculares” a frase não deixaria margens a interpretação de causa-consequência, pois, semanticamente, a relação proposta é de coexistência das situações, diferente do proposto na prova original. Logo, as alternativas B e D devem ser consideradas as alternativas incorretas.
Bibliografia: Livro de Clínica Médica do HC-FMUSP – volume 1

COMENTÁRIO: 
COM O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL TEM-SE O AUMENTO DE INCIDÊNCIA DAS AFECÇÕES CARDIOVASCULARES. O COMENTÁRIO ESTÁ CORRETO MAS A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO REALIZADO PELA CANDIDATA ESTÁ RESTRITA. NA AVALIAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA O SENTIDO PROPOSTO À FRASE ESTÁ CORRETO/CONTEMPLADO. PORTANTO, A QUESTÃO MANTÉM-SE VÁLIDA E NÃO SERÁ ANULADA.

Questão 8)
No caso, em questão, como afirmar que não houve uso dos ‘critérios de beers’, se os mesmo fármacos utilizados não estão na listagem dos critérios? Logo, não se deve esperar que essa alternativa “não houve uso dos critérios de beers” esteja correta. ( estaria correta se o médico, em questão, prescrevesse um fármaco que estivesse na lista de contraindicação). Assim, não haveria apenas uma alternativa correta, pois as alternativas b) Toxicidade de droga e c) Cascata iatrogênica estão corretas.
A lista atualizada dos medicamentos que não são indicados para idosos está nesse link: http://www.scielo.br/pdf/ramb/v58n4/v58n4a14.pdf

COMENTÁRIO: 
A LOPERAMIDA ENCONTRA-SE NA LISTA DE MEDICAÇÕES INAPROPRIADAS PARA USO EM IDOSOS. A LISTA COMPLETA PODERÁ SER ACESSADA NO SITE DA AMERICAN GERIATRIS SOCIETY (TABELA 9, DROGAS COM FORTE AÇÃO ANTICOLINÉRGICA) .  http://www.americangeriatrics.org/files/documents/beers/2012AGSBeersCriteriaCitations.pdf 

Questão 13) 
Conforme o gabarito disponibilizado no blog, a questão 13 da prova de seleção teria como resposta a assertiva C, a qual diz:“C) Segundo o modelo proposto por Fried et col., os indivíduos são classificados como frágeis se apresentarem alterações em dois ou mais itens, dentre os cinco propostos para rastreio da Síndorme da Fragilidade.”
Todavia, tal assertiva difere do que está exposto na bibliografia recomendada (Tratado de geriatria e gerontologia / Elizabete Viana de Freitas - 3.ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013..). Com efeito, o livro em comento traz, na página 1439, que os idosos classificados como frágeis apresentam alterações em TRÊS ou mais itens. Idosos com apenas dois itens seriam classificados como pré-frágeis. Desta feita, a mencionada assertiva não poderia ser considerada como a correta, posto que, segundo o modelo proposto por Fried et col., seria necessária a presença de no mínimo 3 itens para que o indivíduo seja classificado como frágil, e não de apenas 2, como está expresso na alternativa C.
Confira-se o que está disposto na página 1439 do livro: “idosos portadores de três ou mais desses critérios são classificados como frágeis, idosos com um ou dois critérios, pré-frágeis e idosos sem a presença destes critérios, não frágeis.”

COMENTÁRIO: 
CONTESTAÇÃO ACEITA. DEVEM SER 3 OU MAIS CRITÉRIOS PARA DETERMINAÇÃO DE FRAGILIDADE, DE ACORDO FRIED. A PONTUAÇÃO SERÁ REDISTRIBUÍDA E QUESTÃO ANULADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário