quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Terapia ocupacional no Cuidar de Idosos

A Terapia Ocupacional é uma profissão que vem crescendo e se consolidando na área de Gerontologia pela contribuição que pode ter no cuidado de idosos saudáveis ou com qualquer condição de saúde que interfira no seu desempenho ocupacional. Vale ressaltar, que é desta relação com o desempenho das pessoas nas suas ocupações que houve a origem do termo “Terapia Ocupacional” (tantas vezes mal entendido, não é?).

Os terapeutas ocupacionais que trabalham com idosos conhecem o peculiaridades do corpo, da mente e até das questões sociais dessa geração. Vou além, conhecem o desempenho ocupacional desta fase da vida. Sendo assim, encontram-se aptos a trabalhar em quaisquer questões relacionadas às ocupações da terceira idade.

A prática do terapeuta ocupacional em Gerontologia começa desde a prevenção de condições que interfiram na qualidade de vida dos idosos. Terapeutas ocupacionais podem orientar sobre: planejamento/adaptação do ambiente domicilar (evitando quedas), de trabalho (adaptando equipamentos) ou lazer (planejando atividades de acordo com as capacidades). Podem melhorar a eficiência e a eficácia na realização de atividades de vida diária (a melhor forma de calçar o sapato, adaptar roupas…) e até da rotina. Pois é, são os terapeutas ocupacionais que podem ajudar a organizar a rotina de forma que hábitos saudáveis potencializem e mantenham as capacidades de indivíduos idosos.

Quando já existe uma doença crônica que interfere de forma significativa no desempenho das atividades do idoso, o terapeuta ocupacional também pode ajudar. A partir de uma avaliação centrada no desempenho ocupacional atual e anterior do idoso, bem como na sua rotina e interesses, esse profissional irá usar estratégias que visam tornar a execução da atividade satisfatória para o cliente. Quando digo aqui “satisfatória” entenda-se o que é bom para o cliente; a família pode até achar que ele pode fazer mais ou menos, mas o parâmetro do terapeuta está na satisfação de quem realiza(rá) as ocupações.

Como exemplos de intervenções do terapeuta ocupacional do cuidar de idosos temos: – a prescrição de tecnologias assistivas como talheres adaptados, que podem ajudar clientes com Parkinson ou com Artrose na alimentação; – o uso de atividades sensório-motoras, que podem contribuir para manutenção da postura sentada de cadeirantes ou de clientes pós-AVC; – a aplicação de atividades e exercícios cognitivos, que podem ajudar clientes com Alzheimer a manterem seu desempenho em atividades do cotidiano o máximo de tempo possível.


O básico que precisa ser entendido sobre a Terapia Ocupacional no cuidar de idosos é: terapeutas ocupacionais são os profissionais que entendem sobre as ocupações dos idosos. Se você entendeu isso com a nossa conversa de hoje já está pronto para começar a entender COMO isso é feito.

Reabilitação Cognitiva: http://www.reabilitacaocognitiva.org

Ana Katharina

- anakleite@gmail.com

Um comentário:

  1. Antes de entrar na faculdade eu não faziz idéia do papel dos TOs, e isso me incomodava, eu queria saber o que danado eles faziam.

    Investiguei, conversei com algumas pessoas do curso (poucas, menos do que eu gostaria), pesquisei no google... Que belo trabalho eles desenvolvem, não somente com idosos, mas com pacientes portadores de doenças degenerativas, acidentados, crianças com dificuldades motoras, deficientes visuais, paraplégicos e etc, etc, etc.

    TODO profissional de saúde deveria saber o papel do TO para poder utilizar essa importante ferramenta no seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir