domingo, 27 de março de 2011

Envelhecimento e nutrição

Conviver com alterações da própria idade faz parte do processo de envelhecimento. No Brasil está havendo um aumento ainda maior da população acima de 80 anos, o que significa que a população de nosso país está vivendo mais e devemos estar preparados para lidar com o atendimento dessa população em todos os âmbitos, pois muitas doenças crônicas têm sua prevalência aumentada nessa faixa etária.

A intervenção nutricional faz-se necessário para a melhoria da qualidade de vida dessa população, através da avaliação do estado nutricional e recomendações de dietas específicas para esse público. Assim é importante que haja o conhecimento das patologias comuns da fase idosa, para fornecer dietas específicas de forma clara de acordo com parâmetros estabelecidos na literatura científica. 

Os transtornos como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, desnutrição são evidenciados com muita frequência nesse grupo etário, tornando de suma importância o esclarecimento e estudos mais aprofundados de como enfrentar essas doenças e, como a utilização de nutrição adequada pode melhorar o quadro do indivíduo idoso.


Adriana do Nascimento Carvalho
Integrante da LAGERPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário