quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dor Lombar nos idosos - Como prevenir?

          Dor lombar é a segunda causa mais freqüente da incapacidade de idosos perdendo apenas para dores de cabeça. A dor lombar também conhecida como lombalgia ou lombociatalgia (porque acomete o nervo ciático) é a segunda causa mais freqüente de incapacidades dos idosos, superada apenas pelas dores de cabeça.

         A maior parte deste distúrbio doloroso não é tratada por especialistas como reumatologistas, ortopedistas e apenas em 15% dos casos os diagnósticos estão corretos.   
  
         “O que acontece geralmente é a auto-medicação que pode ter como principal conseqüência o mascaramento de alguma doença mais grave.”
         Na maioria das vezes a dor lombar pode ter sido causada pelo carregamento de peso  de forma incorreta ao longo da vida, que acaba por prejudicar não só a coluna lombar, mas também a coluna cervical (região do pescoço), por posições ruins, viciosas e exercícios físicos feitos incorretamente. Em grau extremo, a lesão deixa a coluna com na forma de “cobra” e recebe o nome científico de escoliose como mostra a figura do raio X.

escoliose
         A mobilidade da coluna é pequena e há um grande número de vértebras, se houver um movimento brusco ou força acontece o comprometimento da coluna, por isso a dor. Para se ter uma idéia, é muito difícil para o paciente explicar exatamente onde está localizada a dor na coluna devido ao grande número de inervações.Para evitar a dor lombar, a recomendação é que os idosos permaneçam em posições corretas com a coluna, não assistam televisão deitados, espreguicem pela manhã ao levantar da cama e façam exercícios físicos monitorados por um profissional.
    No próprio exame clínico, os médicos já conseguem diagnosticar a causa das dores lombares, apalpando já dá para saber se há musculatura em posição irregular, a não ser que seja um caso de inflamação, aí o paciente é encaminhado para exames mais detalhados.

     Para evitar a dor na coluna e amenizar se ela já existir, o ideal, é repouso e evitar de forçar a coluna por cerca de 4 dias.

         Quando estiver deitado de barriga para cima, o ideal é que se calce as pernas com 3 travesseiros para que elas fiquem dobradas em cima dele. Já, se ele estiver repousando de lado, é bom se calçar um travesseiro entre as pernas para deixar a coluna alinhada.

         Vale ressaltar que a educação ainda é a melhor maneira de combate as dores na coluna. 

         Erros comuns como carregar peso de maneira incorreta, não abaixar com a coluna ereta podem provocar distúrbios e a dores retornam. Uma outra dica é caminhar descalço em terrenos irregulares.

Dr. Armando Miguel Jr
Extraído de: http://www.medicinageriatrica.com.br/2006/12/16/lombalgias-como-previnir/

Nenhum comentário:

Postar um comentário