Dor lombar é a segunda causa mais freqüente da incapacidade de idosos perdendo apenas para dores de cabeça. A dor lombar também conhecida como lombalgia ou lombociatalgia (porque acomete o nervo ciático) é a segunda causa mais freqüente de incapacidades dos idosos, superada apenas pelas dores de cabeça.
“O que acontece geralmente é a auto-medicação que pode ter como principal conseqüência o mascaramento de alguma doença mais grave.”
No próprio exame clínico, os médicos já conseguem diagnosticar a causa das dores lombares, apalpando já dá para saber se há musculatura em posição irregular, a não ser que seja um caso de inflamação, aí o paciente é encaminhado para exames mais detalhados.
Para evitar a dor na coluna e amenizar se ela já existir, o ideal, é repouso e evitar de forçar a coluna por cerca de 4 dias.
Quando estiver deitado de barriga para cima, o ideal é que se calce as pernas com 3 travesseiros para que elas fiquem dobradas em cima dele. Já, se ele estiver repousando de lado, é bom se calçar um travesseiro entre as pernas para deixar a coluna alinhada.
Vale ressaltar que a educação ainda é a melhor maneira de combate as dores na coluna.
Erros comuns como carregar peso de maneira incorreta, não abaixar com a coluna ereta podem provocar distúrbios e a dores retornam. Uma outra dica é caminhar descalço em terrenos irregulares.
Dr. Armando Miguel Jr
Extraído de: http://www.medicinageriatrica.com.br/2006/12/16/lombalgias-como-previnir/
Nenhum comentário:
Postar um comentário