segunda-feira, 4 de julho de 2011

Morar na casa de repouso ou com a família?




Como constatar se um idoso não está apto a morar sozinho?
Quando está com sua capacidade funcional comprometida, ou seja, quando apresenta dificuldade para executar as atividades da vida diária. Isso pode ser devido a inúmeros fatores, entre os quais se encontram o déficit cognitivo, fraturas geralmente ocasionadas por quedas e quadro de fragilidade.

Qual é o momento de decidir o que fazer com o idoso?
Somente quando ele já perdeu sua autonomia e já não consegue decidir por si próprio.

No caso do idoso querer ficar em sua própria casa: em que casos se deve contratar uma enfermeira/dama de companhia para ficar com o idoso?
Isso só deve ser feito se o idoso estiver em situação de dependência total ou de semi dependência. Contudo, se ainda estiver com a capacidade cognitiva preservada, é muito importante explicar-lhe a necessidade disso e fazê-lo com a sua anuência.

No caso do idoso não ter condições de morar sozinho, é melhor levá-lo para uma casa de repouso ou fazê-lo morar com os familiares?
Isso é uma questão complexa, que necessita de várias considerações. Em primeiro lugar, levando-se em conta a necessidade de se respeitar o idoso como pessoa. Se o idoso estiver dependente, mas ainda estiver com sua capacidade cognitiva preservada, seria melhor deixar que ele decida se quer ou não quer ir para o asilo. Em segundo lugar, deve-se levar em conta fatores de ordem socioeconômica, de infra estrutura e de relacionamento. Por exemplo, será que há algum membro da família disponível para cuidar do idoso? Em caso negativo, a família teria condição de pagar alguém para cuidar do idoso pelo menos em tempo parcial? Além desses fatores, há a questão ligada a relacionamento. Será que a família tem um bom relacionamento com o idoso? Em caso negativo, isso pode ser devido a muitos fatores, inclusive ligados ao próprio comportamento pregresso do agora idoso em relação a seus familiares. 

Assim, pergunta-se: A família deseja ficar com o idoso? Ou: O idoso deseja ficar com sua família? No caso de estar em uma casa de repouso, qual a importância da visita dos familiares?
É muito importante, obviamente desde que o idoso tenha um bom relacionamento com seus familiares. Mas é importante que as visitas sejam regulares; se forem esporádicas o efeito será negativo no sentido de produzir bem-estar.

É importante ter uma pessoa dedicada completamente ao idoso, no caso dele começar a morar com os familiares?
Isso dependerá do grau de dependência do idoso. Se for completamente dependente, sim. Contudo, se for apenas parcialmente dependente, não há necessidade de ter uma pessoa completa e integralmente dedicada ao idoso.

Ter crianças em casa pode prejudicar o idoso de alguma forma?
Isso é muito relativo. Depende da quantidade de crianças, da idade das crianças, do período de tempo que as crianças ficam em contato com o idoso e, claro, do relacionamento estabelecido entre o idoso e as crianças.

Quais são os benefícios e malefícios do idoso morar na casa de familiares?
Independente da condição socioeconômica da família, se o relacionamento com os familiares for bom, os maiores benefícios são a atenção e o carinho, o suporte social que o idoso terá a usufruir. Entretanto, poderá sentir-se sem liberdade e sem autonomia, afinal, não está em sua própria casa, onde pode mandar e desmandar.

Quais são os benefícios e malefícios do idoso morar em sua própria casa?
O benefício maior é estar em seu próprio lugar, no meio de suas coisas, e poder exercer liberdade e autonomia. Os perigos irão depender da idade do idoso e de seu estado geral de saúde e funcionalidade. Os principais perigos são as possibilidades de danos físicos, como, por exemplo, aqueles provocados por quedas.

Quais são os benefícios e malefícios do idoso morar em casa de repouso?
Tudo é muito relativo. Levando-se em consideração que o idoso tem a capacidade funcional preservada, se antes de ir para a casa de repouso vivia em situação de penúria socioeconômica e de abandono por parte de amigos e familiares, mesmo uma casa de repouso simples e sem grandes recursos, desde que decente, já será muito melhor do que a vida que levava antes. Mas para um idoso em situação diferente, que vivia bem em sua casa, convivendo bem com seus familiares, e de repente fica em situação de dependência e é levado para a casa de repouso, mesmo a casa de repouso mais luxuosa pode parecer bem pior do que a vida que levava antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário