segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jovem feliz, idoso saudável

A saúde é um bem inestimável e que deve ser preservado desde que nascemos. Sábado, 27 de fevereiro lembramos o dia do idoso.
A população brasileira está envelhecendo. Dados do IBGE no período de 1980 até 2009 apontam um crescimento de 2,66 pontos percentuais na população de idosos.
A estimativa é que daqui há 15 anos nosso país será o sexto em maior número de idosos. Como envelhecer faz parte da viagem da vida e é inevitável o ideal é atingirmos a longevidade com muita saúde e disposição.


Mas como?

Diante da vida agitada que temos e de tantas responsabilidades fica difícil prever como estará nossa saúde e estado de espírito ao alcançarmos a terceira idade.
Maria Cristina Diniz, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis trabalha há mais de uma década com idosos, afirma que há preocupações importantes que devemos ter para mantermos nosso corpo funcionando perfeitamente ao longo dos anos:

“É crucial não fumar, não usar drogas ilícitas ou abusar das lícitas, manter desafios intelectuais e cognitivos constantemente, praticar exercícios e fazer check-ups sempre”, afirma a professora.

Corpo são, Mente sã

Embora os hábitos alimentares e a pratica de exercícios sejam fatores decisivos para uma vida saudável, nossa mente também precisa de atividade constante.
Segundo a professora Maria Cristina:

“A leitura com interpretação, o aprendizado de novas línguas ou instrumentos, a prática de atividades sociais e atividades que trabalhem a coordenação, como dança e trabalhos manuais devem ser praticados sempre, até durante a velhice, pois essas atividades ajudam a manter as capacidades motoras e cognitivas quando idosos”.

Envelhecer com saúde é o melhor bem que você pode fazer a si mesmo. Acha que o assunto não lhe diz respeito? Não espere demais até iniciar sua mudança de hábito. A professora Maria Cristina finaliza sua colaboração ao Blog da Saúde com uma frase muito sábia, vale refletir:

“Ser doente envolve muito mais do que ter uma doença biologicamente sabida e estudada. O envelhecimento é fisiológico e natural e precisamos aprender a entendê-lo, o que não pode acontecer é o envelhecimento e empobrecimento de espírito.”

Extraído de: http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2010/02/26/jovem-feliz-idoso-saudavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário