As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no país desde os anos 60, acometendo 300 mil brasileiros por ano. Os principais fatores de riscos identificados são: alimentação inadequada, obesidade, tabagismo, inatividade física e doenças correlatas como o Diabetes Mellitus.
As doenças cardiovasculares (DCV) possuem etiologia multifatorial sendo por isso difícil associar à alteração de apenas um marcador a redução do risco de DCV. No entanto estudos recentes suportam que a redução do colesterol LDL plasmático e da pressão sanguínea se traduzem na redução da morbimortalidade associada à DCV.
O conhecimento da quantidade e natureza da gordura dos alimentos é necessário para a sua correta indicação, uma vez que o consumo inadequado desse nutriente é um dos fatores de risco associados ao desenvolvimento de DCV. Os fitoesteróis, gorduras benéficas contidas nos vegetais, auxiliam na redução do mau colesterol.
Alimentos como abacate, semente de linhaça, azeite de oliva, castanha do Pará, nozes, em pequenas quantidades diariamente possuem efeitos benéfico no controle de doenças cardiovasculares, por conter fitoesteróis. Mais ainda são necessários mais estudos para avaliar a eficácia na adoção dos alimentos funcionais na dieta de portadores de doenças cardiovasculares.
IBGE, Dados de morbimortalidades 2008.Ministério da saúde
Alimentos funcionais na prevenção de doenças cardiovasculares: recomendações
http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/10779 acesso em 04 de maio de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário