sábado, 28 de maio de 2011

Fique por dentro da doença de Parkinson

A doença de Parkinson é causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, substância que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas e capaz de ajudar na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática.

Dessa maneira, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam graças à presença da dopamina no cérebro.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a doença atinge aproximadamente quatro milhões de pessoas no mundo. Estima-se que existam cerca de 200 mil casos da doença no Brasil – a maior parte deles está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, responsáveis por um total estimado de 64 mil casos.

SINAIS - Lentidão de movimentos, rigidez muscular, tremores e alterações no equilíbrio que acarretam dificuldades para exercer as atividades diárias são os principais sintomas da doença de Parkinson, que – em fase mais avançada – leva os pacientes à incapacidade para as funções da vida diária.

Diga-se de passagem, nem sempre sinais como tremor e perda do equilíbrio significam a presença da enfermidade, que atinge principalmente a população acima dos 50 anos de idade. Muitas pessoas acreditam que são portadoras do distúrbio, mas podem estar enganadas.

O uso de alguns medicamentos, especialmente por idosos, também causa esse tipo de reação adversa. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 25% dos pacientes que apresentam os sinais de Parkinson não têm a doença. Esse é mais um motivo para que a população acima de 50 anos (grupo mais atingido pelo distúrbio) não use remédios sem orientação médica.

Bom frisar que os portadores precisam de acompanhamento frequente, pois tendem a apresentar dificuldades de caminhar, equilibrar, engolir, escrever e até falar. O diagnóstico da doença é inteiramente clínico e para fazê-lo, o médico se orienta pelos sintomas neurológicos que o paciente apresenta.

Os especialistas não sabem ao certo como o distúrbio se desenvolve. “Acredita-se que fatores genéticos e ambientais ou outras doenças degenerativas possam ser alguns dos causadores da doença”, frisa Nilton Lara.

*Com informações da Academia Brasileira de Neurologia e da Target Consultoria em Comunicação Empresarial.

Um comentário:

  1. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir